13/04/21 às 12h37 - Atualizado em 16/04/21 às 12h02

Administrações têm mais 90 dias para concluírem Plano de Ocupação de Quiosques e Trailers

Nova Portaria da Seduh prorrogou o prazo até 10 de julho

LEANDRO CIPRIANO

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) ampliou por mais 90 dias o prazo concedido às administrações regionais para encaminhar à pasta o Plano de Ocupação de Quiosques e Trailers (POQT). A prorrogação vale até 10 de julho e está prevista na Portaria n° 31, publicada pela Seduh no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira (13).

Quiosques e trailers serão mapeados pelas administrações

O objetivo com a norma é garantir mais tempo para as administrações mapearem e cadastrarem no sistema de georreferenciamento todos os quiosques e trailers das suas respectivas regiões e ainda prepararem seus planos de ocupação, que devem ser entregues por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

A ampliação do prazo para 90 dias começou a ser contada a partir de segunda-feira (12), data da elaboração da nova Portaria. A prorrogação foi necessária, uma vez que o prazo estipulado inicialmente para a entrega do plano terminaria no dia 11 de abril, conforme as diretrizes da Portaria n° 94/2020, normativa anterior que definiu a metodologia para elaborar o POQT.

“A metodologia de elaboração foi dividida em quatro etapas: as administrações fazem o levantamento, depois o cadastro; em seguida, enviam para a análise de interferência, que ocorre pela aplicação desenvolvida pela Seduh. Depois, a pasta reenvia para as administrações elaborarem o POQT”, explica a coordenadora de Gestão Urbana da Subsecretaria de Desenvolvimento das Cidades (Sudec), Juliana Coelho.

Até o momento, nenhuma administração regional finalizou o Plano de Ocupação de Quiosques e Trailers, mas várias estão em andamento. Por exemplo, São Sebastião, Lago Sul e Paranoá já terminaram as etapas de levantamento e cadastro. Estão agora na fase de elaboração do POQT.

Planejamento urbano

O objetivo da Seduh com a metodologia é atender à alta demanda provocada pelo crescimento no número de quiosques e trailers que, muitas vezes, não respeitam os critérios urbanísticos exigidos pela legislação local para funcionamento.

A catalogação unificada no sistema do Portal de Cadastro de Quiosques e Trailers do DF pretende tornar mais eficiente o planejamento urbano, além de facilitar o controle e a fiscalização de estabelecimentos desse tipo.

A ideia é trazer estes pequenos empreendedores para a regularidade e criar uma consciência de que não é possível ocupar espaços de circulação dos pedestres.