Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/05/11 às 3h00 - Atualizado em 2/01/19 às 14h25

AGROBRASÍLIA 2011 — Secretário participa da abertura do evento

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação Geraldo Magela participou, nesta terça-feira (17), juntamente com o governador em exercício Tadeu Felippelli, da abertura da 4ª edição da AGROBRASÍLIA — feira de tecnologias e negócios do setor agropecuário do Planalto Central, com destaque nacional e que integra a agroindústria e a agricultura familiar.

A solenidade de abertura contou ainda com a presença do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do DF, Lúcio Valadão; o presidente da Emater-DF, José Guilherme Tollstadius Leal; o secretário do Centro-Oeste no Ministério da Integração Nacional, Marcelo Dourado; o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues; o presidente da Cooperativa Agropecuária do DF, Leomar Cenci; o senador Rodrigo Rollemberg; e o deputado distrital Joe Valle.

No sábado o governador em exercício, Tadeu Filippelli, voltará à feira acompanhando o governador Agnelo Queiroz, para entregar os primeiros títulos de posse de terras rurais. “Não devemos considerar este ato um grande favor do governo, mas o reconhecimento dos legítimos donos de terras, que não grilaram, nem parcelaram seus terrenos”, disse Filippelli.

Para o secretário Geraldo Magela, a população rural do DF vive um momento inédito. “Pela primeira vez, todo o governo está empenhado em apoiar quem mora no campo. Estamos fazendo a atualização do Plano Diretor de Ordenamento Territorial e uma das preocupações que as pessoas nos traziam era a questão da redução da área rural para o aumento da zona urbana. Vamos fazer exatamente o contrário: reduzir as áreas urbanas desnecessárias e incentivar o uso do solo no campo”, explicou. A audiência pública do Plano Diretor será no dia 18 de junho.

O secretário Geraldo Magela acrescentou ainda que a regularização das terras rurais é outro instrumento fundamental para conter o avanço urbano sobre o campo e a especulação imobiliária. “O proprietário rural quer trabalhar, cultivar. Por isso estou aqui para reafirmar o nosso compromisso e para comemorar a titulação da terra que caminha para um final seguro e definitivo”.

A AGROBRASÍLIA conta com cerca de 300 expositores e espera receber 60 mil pessoas. A Feira, que está aberta para visitação dos campos demonstrativos e estandes dos negócios, é uma realização da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF) juntamente com o GDF, por intermédio, da Empresa de Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) e da Secretaria de Agricultura e Pecuária do DF (Seapa-DF).

Serviço

Agrobrasília 2011 (Feira de Tecnologias e Negócios) – Entrada franca

Data: 17 a 21 de maio de 2011

Horário: das 9 h às 18 h Local: Parque Ivaldo Cenci, PAD-DF. BR-251, Km 5, Brasília-DF, sentido Brasília-Unaí (MG).

Site: www.agrobrasilia.com.br

Assessoria de Comunicação Sedhab com informações da Agência Brasília