Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/10/15 às 12h38 - Atualizado em 3/01/19 às 16h40

CAU/BR recebe secretário de Gestão do Território e Habitação do DF

Convidados pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, o secretário de Gestão do Território e Habitação do DF, Thiago de Andrade, e o secretário adjunto, Luiz Otavio Alves Rodrigues, participaram da 46ª. Plenária Ordinária da autarquia no último dia 25 de setembro. Eles apresentaram aos conselheiros o projeto do novo Código de Obras e Edificações do DF, que tem como objetivos racionalizar os projetos de aprovação e incentivar construções ambientalmente inteligentes.

O projeto prevê, entre outros itens, a responsabilização individual dos profissionais responsáveis técnicos por erros projetuais e de execução e a remissão obrigatória às normas técnicas da ABNT. A nova legislação passou por quatro meses de debates entre os setores ligados à construção civil e ainda será objeto de audiências públicas antes de seguir para a Câmara Legislativa do DF. “Queremos que a população participe efetivamente do texto final do projeto”, afirmou Thiago, que preside a comissão responsável por revisar o código.

Ao final da exposição, os conselheiros debateram os temas apresentados e vários deles ressaltaram que a presença dos arquitetos e urbanistas em pontos chaves da administração pública têm contribuido para o resgate do papel desses profissionais na definição dos destinos de nossas cidades.

Para o secretário, isso só está sendo possível em razão da criação do CAU/BR, em 2010, quando a categoria passou a ser regulamentada por um Conselho uniprofissional e ganhou maior presença junto à sociedade. A plenária foi conduzida por Haroldo Pinheiro, presidente do CAU/BR.

Mais informações

Facebook: sec.territorioehabitacaodf

Twitter: @Habitacao_DF

Youtube: Segeth Ascom

Web: www.segeth.df.gov.br