Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/07/12 às 19h51 - Atualizado em 3/01/19 às 9h44

CEILÂNDIA

Governo regulariza casas da QNP 22

(18/06/2012)

Depois de 23 anos, o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Sedhab e da Codhab, entregou no sábado, 16 de junho, as primeiras escrituras aos moradores da QNP 22, no Setor P Sul, em Ceilândia.

Foram entregues 57 escrituras e 173 cartas — com indicação de comparecimento ao cartório — aos moradores com processo de regularização de seus imóveis avançado e necessitam apenas comparecer ao cartório para dar prosseguimento ao processo de escrituração. O GDF pretende regularizar mais de mil casas nas quadras 22 e 24 até o fim desse ano.

“Tem mais de 20 anos que a população dessas quadras luta pela regularização, por um direito fundamental que é a escritura”, destacou o governador. “Os moradores daqui vivem o descaso de governos anteriores que não davam importância à regularização, que é prioridade para nós. Entregar a escritura a quem tem direito é não deixar o povo como refém de interesses políticos. É, também, uma garantia de estabilidade jurídica, além de valorizar o imóvel”, completou Agnelo Queiroz.

A medida faz parte do Programa Regularizou, É Seu, coordenado pela Sedhab — Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano e pela Codhab — Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal. “É uma vitória para o governo poder atender uma população que espera pela escritura há 20 anos”, enfatizou o secretário Interino da Sedhab Rafael de Oliveira. “Vamos regularizar outras cidades do DF na perspectiva de garantir segurança jurídica para as pessoas”.

O presidente da Codhab Luciano Queiroga alertou que a regularização não é uma tarefa fácil. “Mas estamos trabalhando para regularizar todo o Distrito Federal. São Sebastião, Sol Nascente e Cidade Estrutural já se encontram em processo avançado de regularização”, lembrou Queiroga.

Para o deputado federal Geraldo Magela “hoje é só um começo, porque todos os moradores da QNP 22 e 24 vão receber as suas escrituras até o fim deste ano. Serão mais de mil casas regularizadas. Hoje, vocês saem daqui com as suas escrituras e passam à legalidade”, disse Magela.

A mais antiga moradora da quadra, Maria Ferreira Valero, que chegou à região há 24 anos, recebeu a escritura emoldurada, como forma de marcar a conquista pela regularização. “Quando cheguei aqui, era só buraco e mato. Vi a região crescer. Hoje tem iluminação, asfalto, água, esgoto. Essa escritura é a minha vida. Representa tudo o que consegui”, declarou, emocionada.

Prestigiaram o evento o administrador de Ceilândia Ari de Almeida; o prefeito comunitário do P Sul Washington Rodrigues; os deputados distritais Chico Vigilante, Luzia de Paula e Olair Francisco; o secretário de Publicidade Institucional Abimael Nunes; entre outras autoridades.

Regularização

A QNP 22, com 515 lotes, já possui projeto urbanístico e registro em cartório em parte da quadra, com exceção dos conjuntos A a J, W, Y e Z que ainda estão em processo de regularização ambiental.

O processo de regularização definitiva iniciou com o levantamento topográfico realizado pela Subsecretaria de Gestão das Informações Urbanas e Territoriais (Siurb) da Sedhab. A próxima etapa foi o cadastramento das famílias realizado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), em parceria com a Prefeitura Comunitária.

Agora, o projeto urbanístico e estudos complementares dos demais conjuntos, bem como da Quadra 24, aguardam aprovação pelos órgãos e conselhos competentes. Se aprovados, vão para registro cartorial. Logo após será feita a transferência do lote para o morador e entrega da escritura.

Assessoria de Comunicação Sedhab com informações da Agência Brasília