Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/11/12 às 16h18 - Atualizado em 3/01/19 às 10h58

CEILÂNDIA — Avança o processo de regularização no Setor Habitacional Sol Nascente

A Sedhab — Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano e a Codhab — Companhia de Desenvolvimento Habitacional, juntamente com a Administração Regional e a Prefeitura Comunitária, entregaram, nesta terça-feira (27 de novembro), 53 casas no Setor Habitacional Sol Nascente, localizadas na quadra 100, conjunto E e F.

As famílias receberam, além das chaves, o Termo de Concessão de Uso (TCU). Os moradores estão sendo removidos por estarem em áreas de risco ou em locais que interferem no projeto urbanístico do setor. A ação faz parte do processo de regularização da área.

O subsecretário de Regularização da Sedhab, Chico Floresta, explicou que “esta é a finalização de um processo que teve a participação de todos os moradores. Enfrentamos dificuldades, mas superamos procurando o caminho do diálogo. O papel da Sedhab está sendo fundamental neste processo, que está sendo democrático e transparente. Hoje é um dia importante na vida de vocês e saibam que as melhorias virão”, disse.

O administrador Regional Ari de Almeida disse que “o atual governo assumiu o compromisso de regularizar o Sol Nascente. Por isso estamos aqui hoje. Agora vocês terão dignidade morando em uma área segura e que vai receber muitos investimentos. A urbanização e a iluminação pública vão chegar nos próximos dias. Hoje é uma situação concreta”.

O presidente da Codhab, Luciano Queiroga, também presente disse que “estamos aqui para fazer uma prestação de contas. São 53 famílias, que vão receber as suas casas hoje e o documento legítimo do seu imóvel. Foi um período de muito diálogo e estamos dando o primeiro passo. Temos consciência de que ainda temos muito a fazer. Por isso, vamos trabalhar para a estruturação das vias e de toda a infraestrutura do Sol Nascente”, explicou.

“Estamos juntos na regularização do Sol Nascente. As famílias, que entregaram toda a documentação, foram habilitadas e por isso estão recebendo as casas hoje”, disse o prefeito comunitário, Edson.

O representante da Secretaria de Ordem Pública e Social, Coronel Nonato, disse que “a Seops está no local fazendo as mudanças e os oficiais estarão à disposição das famílias para ajudar no que for preciso. Queremos que tudo aconteça de forma absolutamente tranquila”.

Ao todo está prevista a construção de 2.150 unidades habitacionais no Setor Habitacional, sendo que a entrega das primeiras 16 casas aconteceu no dia 14 de agosto deste ano.

Por se tratar de projeto financiado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), as casas passaram por vistoria da Caixa Econômica Federal, nesta segunda-feira, 26/11.

A empresa responsável pela construção das moradias também está no local para limpeza e reparos que por ventura vierem a ser identificados.

Mais informações sobre o processo de regularização em: www.regularizar.df.gov.br — Regularizações em andamento.