Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/04/18 às 16h14 - Atualizado em 31/10/18 às 15h48

CODHAB promove evento sobre assistência técnica para estudantes do DF

 

Com o objetivo de comemorar os três anos da implementação da assistência técnica gratuita, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB-DF) vai promover vários eventos sobre o assunto. O primeiro encontro acontece nesta quarta-feira (24), no auditório do CREA, e será voltado para estudantes de todo DF. Com o início às 18h30, o foco são as  instituições de ensino em arquitetura, engenharia civil e serviço social.

 

A CODHAB tem uma atuação pioneira na aplicação da lei 11.888/08. Com dez postos de assistência técnica nas regiões mais carentes do DF, as equipes de arquitetos e urbanistas desenvolvem projetos de infraestrutura urbana de acordo com as necessidades da comunidade, além de realizar projetos de construção e melhorias habitacionais.

 

O trabalho faz parte do projeto Na Medida, um dos eixos do programa Habita Brasília. Até agora a CODHAB já realizou cerca de 180 reformas e a previsão é chegar a 2.000 até o final de 2018. “São pequenas intervenções que fazem toda a diferença na qualidade de vida dessas famílias, como reboco, acabamento em cerâmica nos banheiros e soluções que melhoram a iluminação natural e a ventilação das casas”, explica o presidente da CODHAB, Gilson Paranhos.

 

O auxílio técnico é colocado em prática depois de a CODHAB escolher e credenciar as empresas responsáveis pelas reformas nas residências, o que ocorre por meio de licitação. Atualmente a empresa vencedora recebe, por projeto, R$ 13.500,00 para realizar as melhorias.

 

“Como temos uma equipe de arquitetos e urbanistas em cada posto, os profissionais conhecem as necessidades da comunidade e, com base nisso, elaboram os projetos de infraestrutura urbana que melhoram muito a qualidade de vida dessas famílias”, explicou Sarmento. De acordo com ele, estar no dia a dia do público-alvo das ações faz toda a diferença. “Também é preciso muita dedicação e ousadia para vencer os entraves burocráticos”, completou.

 

O evento vai abordar também as experiências da Companhia em atividades já realizadas com estudantes, a exemplo da Jathis, que aconteceu ao final do ano passado.

 

JATHIS

 

A CODHAB promoveu, em outubro de 2017, da I Jornada de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social de Brasília (JATHIS). O evento aconteceu  no auditório do Centro Universitário IESB, na 613 sul, e contou  com a participação de estudantes e professores de todo país.

 

O objetivo foi proporcionar um exercício sobre  Melhorias Habitacionais por meio da imersão em comunidades de Áreas de Regularização de Interesse Social (ARIS) do DF. A Oficina da JATHIS ilustrou  as particularidades e dificuldades encontradas pelos profissionais da CODHAB  que trabalham na área.

 

Para mais informações, entrar em contato com a Manuella: 3214-1804

 

Fonte: Codhab