25/08/20 às 14h25 - Atualizado em 2/09/20 às 14h45

Eleitos os novos representantes da Sociedade Civil no Conplan

A votação ocorreu em reunião pública online nesta segunda-feira(24)

As quinze entidades da sociedade civil que integrarão o Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan) foram eleitas numa reunião pública online, nesta segunda-feira (24), que contou com a presença de 86 pessoas. A posse, para um mandato de dois anos, está marcada para setembro.

Cento e noventa e seis entidades se credenciaram através do Edital de Chamamento Público – SEDUH nº 01/2020 , um número recorde de entidades interessadas em participar do conselho, das quais cem foram consideradas aptas a participar da eleição, por terem comprovado o cumprimento de todos os requisitos legais.

A sessão durou mais de cinco horas e foi conduzida pelo secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira, e pela Secretária Executiva, Giselle Moll. Cada participante teve que declarar o voto com a câmera ligada, após a conferência dos dados pela equipe da Assessoria de Colegiados (Ascol) da Seduh. Toda a reunião pública foi gravada.

Para o secretário Mateus Oliveira, “a eleição, pela primeira vez realizada por videoconferência, foi um sucesso, com cem entidades disputando as 15 vagas. Isso demonstra que mesmo em tempos de pandemia é possível se avançar com ações importantes para o desenvolvimento urbano do DF, garantindo a efetiva participação social e a transparência em todo o processo”.

A relação das entidades vencedoras estará no DODF da próxima sexta-feira (28). Veja quais são:

1. Entidade representativa que tenha em seus estatutos e regimentos a defesa da mobilidade urbana: Associação Civil Rodas da Paz, CNPJ 05.921.483/0001-80.

2. Entidades ou movimentos sociais que tenham em seus estatutos e regimentos a defesa dos interesses e demandas da sociedade para provisão habitacional: Federação dos Inquilinos do Distrito Federal – FID/DF, CNPJ 01.332.136/0001-61.

3. Instituições de ensino superior, que tenham cursos regulares de graduação em arquitetura e urbanismo e engenharia: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU/UnB, CNPJ 00.038.174/0001-43.

4. Entidade autárquica de fiscalização do exercício e das atividades dos profissionais da área de arquitetura e urbanismo: Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU/DF, CNPJ 14.981.648/0001-09.

5. Entidade autárquica de fiscalização do exercício e das atividades dos profissionais da área de engenharia e agronomia: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal – CREA/DF, CNPJ 00.304.725/0001-73.

6. Entidades empresariais do segmento do setor produtivo da construção civil: Sindicato da Industria da Construção Civil do Distrito Federal – SINDUSCON DF, CNPJ 00.031.716/0001-56.

7. Entidades empresariais do segmento do mercado imobiliário:

Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal – ADEMI-DF, CNPJ 00.721.142/0001-48.

8. Entidades empresariais do segmento do comércio varejista: Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal – FECOMÉRCIO – DF, CNPJ 00.113.605/0001-99.

9. Entidades representativas que tenha em seus estatutos e regimentos a defesa dos interesses dos produtores rurais: Sindicato Rural do Distrito Federal – SRDF, CNPJ 00.505.271/0001-07.

10. Entidades representativas que tenham em seus estatutos e regimentos a defesa da política setorial de regularização fundiária de interesse social: Prefeitura Comunitária dos Moradores da Colônia Agrícola Sucupira, CNPJ 07.033.440/0001-94.

11. Entidades representativas que tenham em seus estatutos e regimentos a defesa da política setorial de regularização fundiária de interesse específico: União dos Condomínios Horizontais e Associações de Moradores no Distrito Federal – ÚNICA-DF, CNPJ 07.220.191/0001-46.

12. Entidades que tenham como finalidade a promoção, a coordenação, proteção, e representação legal das categorias de arquitetos e urbanistas: Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento do Distrito Federal – IAB/DF, CNPJ 00.480.533/0001-18.

13. Entidades que tenham como finalidade a promoção, a coordenação, proteção, e representação legal das categorias de engenheiros: Federação Nacional dos Engenheiros – FNE, CNPJ 92.675.339/0001-06.

14. Representante titular e um suplente de associações de moradores e inquilinos: Associação dos Inquilinos de Ceilândia do DF e Região Metropolitana – ASSINC DF/RM, CNPJ 00.574.376/0001-00.

15. Entidade representativa que tenha em seus estatutos e regimentos a defesa do patrimônio cultural: Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal – IHG/DF, CNPJ 00.435.289/0001-71.

Qual a atribuição do Conplan?

O Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal é um órgão colegiado com representação paritária da sociedade civil e do Poder Público. Ao todo, são 30 membros, com mandatos de dois anos. A renovação das cadeiras, no caso do Poder Público, se dá no início de cada gestão. Já para a sociedade civil, a renovação ocorre a cada dois anos.

O Conplan é responsável por garantir a gestão democrática da cidade, como consta da Constituição Federal e do Estatuto da Cidade. Isso significa que deve ser assegurada a participação da população e de associações representativas de segmentos variados da comunidade na formulação e execução da política de desenvolvimento urbano do Distrito Federal.