Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/05/14 às 13h01 - Atualizado em 3/01/19 às 15h23

GDF entrega obras de restruturação da igreja São José Operário, na Candangolândia

O Governo do Distrito Federal entregou na quinta-feira (1º), a restauração da Igreja São José Operário, na Candangolândia. A cerimônia contou com a presença do governador do DF, Agnelo Queiroz, do vice-governador, Tadeu Filippelli, da secretária de Habitação do DF, Jane Diehl, e do secretário de Cultura do DF, Hamilton da Silva.

A igreja foi inaugurada em 1960, construída por pioneiros da construção de Brasília. Em 1998 o prédio foi tombado como Patrimônio Cutural do DF. A restauração custou R$ 324 mil e foi financiada com dinheiro do Fundo de Desenvolvimento Urbano do DF, Fundurb. Na obra, a igreja recebeu madeiras mais resistentes ao desgaste natural provocada pelo tempo. Os bancos, a pia de batismo e o sino da versão original foram restaurados e o piso foi feito em cimento queimado para devolver ao prédio as características originais.

O templo voltará a ser usado para celebração de missas e outros ritos católicos. Moradora da Candangolândia desde 1979, Maria Rufina da Costa, exaltou o trabalho feito na paróquia. “Eu gostei muito de terem reconstruído porque quando eu passava por aqui e via ela abandonada, isso me deixava triste”.

Outras duas igrejas históricas também foram restauradas com dinheiro do Fundurb: São Sebastião, em Planaltina, entregue à população em outubro de 2013, e a paróquia São Geraldo, no Paranoá com previsão de entrega para os próximos dias.