Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/11/12 às 18h47 - Atualizado em 3/01/19 às 11h35

ANIVERSÁRIO – Hospital da Criança comemora um ano com 257 mil atendimentos

A humanização do atendimento é percebida na entrada do Hospital da Criança de Brasília (HCB) José Alencar. Já no hall você embarca na ideia. Um vagão remete a viagem proposta aos biomas do Brasil – tema escolhido para a ambientação do hospital. Cada unidade recebeu um nome: Amazônia, Cerrado, Litoral, Mata Atlântica, Pampa, Pantanal e Sertão. Também estão disponíveis para os pequenos duas brinquedodecas nas salas de espera.

Este espaço bem planejado completa nesta sexta-feira, 23/11, um ano e a marca de 257 mil atendimentos. A data foi comemorada com solenidade. Esteve presente, Mariza Gomes, a viúva de José Alencar, ex-vice-presidente grande entusiasta do projeto e que veio a falecer em razão de problemas decorrentes de um câncer de abdômen.

HCB
O hospital foi construído por meio de doações recebidas pela Associação Brasileira para o Adolescente e a Criança Especial (Abrace). A gestão compete ao Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe). Já a manutenção do espaço está a cargo do Governo do Distrito Federal.

“Esta marca de 257 mil atendimentos neste ano demonstra proatividade, eficiência no atendimento”, destacou o governador Agnelo Queiroz.

A presidenta do Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe) e responsável pelo HCB, Ilda Peliz, disse orgulhosa que “Brasília precisava de um hospital de referência. É isso que está acontecendo aqui”. Na ocasião, parabenizou o governador Agnelo pela atenção especial dedicada ao hospital.

Entre os convidados estava o secretário de Habitação, Geraldo Magela. Em 2009, enquanto relator Geral do Orçamento da União, ele conseguiu aprovar uma emenda no valor de R$ 8 milhões de reais para a Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace) para compra de equipamentos, bem como articulou junto ao Ministério da Saúde a liberação dos recursos.

Já em 2011, ao retornar à Câmara Federal para apresentar suas emendas, o secretário- em parceria com os demais deputados da bancada do Distrito Federal, apresentou uma emenda, destinando 50 milhões de reais para a Abrace. Os recursos vão possibilitar a construção do segundo bloco do Hospital da Criança.

Atendimento
Todo o serviço de oncopediatria do Hospital de Apoio e o ambulatório do Hospital de Base foram transferidos para o HCB.

Os pacientes- crianças de 0 a 18 anos- são encaminhados pelos postos de saúde e hospitais. O atendimento é feito exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde, SUS.

Espaço
O HCB ocupa atualmente sete mil m², sendo 30 consultórios médicos, 22 leitos de internação, além das salas de espera e entrada.

Está prevista para o final de 2013 a entrega de um segundo edifício que contará com dois pavimentos, totalizando 202 leitos (20 de UTI e 18 de cuidados intermediários), um Centro Cirúrgico e um Centro de Ensino e Pesquisa.

Mais informações: www.hcb.org.br
3025-8350