Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/12/15 às 15h58 - Atualizado em 4/01/19 às 10h07

Estudantes conhecem elaboração de projetos urbanísticos

Em palestras gratuitas, servidores tiram dúvidas

Que normas devem ser seguidas na hora de apresentar um projeto urbanístico? Quais informações não podem faltar no documento para conseguir permissão para construir? Dúvidas como essas são comuns entre novos profissionais de arquitetura, que encontram dificuldades na hora de atender os clientes. Para ajudar, a Central de Aprovação de Projetos (CAP), da Secretaria de Gestão do Território e Habitação — responsável por avaliar e licenciar novas obras —, promove o CAP Acadêmica. Voltada a estudantes da área, a iniciativa oferece palestras gratuitas com o objetivo de mostrar aos jovens como a central funciona e ensinar a melhor forma de elaborar um projeto arquitetônico.

A capacitação dura duas horas e aborda assuntos importantes para o dia a dia dos arquitetos, como padronização de projetos, leis urbanísticas, normatização de desenho técnico e ferramentas de pesquisa. Os participantes têm a oportunidade de aprender como é feita a análise da CAP e, assim, entender os erros que devem ser evitados.

Segundo a assessora da CAP Laura Girade, coordenadora da ação, a proposta é aproximar a central dos cursos de arquitetura e urbanismo de Brasília. “Esses estudantes são os próximos profissionais a entrarem no mercado, e é importante que entendam como a CAP funciona”, afirma. “Os projetos que recebemos costumam ter muitos problemas técnicos. Tirando as dúvidas dos alunos, podemos melhorar esse cenário.”

Turmas de arquitetura, professores e coordenadores interessados em participar podem procurar o CAP Acadêmica para agendar as palestras, por meio do telefone 3214-4165. É necessário marcar com, pelo menos, 30 dias de antecedência. Não há restrição quanto ao semestre dos estudantes.

Histórico

A iniciativa começou há dois meses e, desde então, foram ministradas duas palestras para cerca de 50 pessoas ao todo. Na inauguração do projeto, em 23 de outubro, alunos de arquitetura do Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb) visitaram a CAP e acompanharam o passo a passo do trabalho no local. No dia 27 do mesmo mês, uma edição do CAP Acadêmica integrou a programação da Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. “A meta é ampliar o alcance da ação e oferecer palestras em escritórios e empresas da área”, completa Laura.

CAP Acadêmica

Alunos, professores e coordenadores de cursos de arquitetura interessados em agendar uma palestra do CAP Acadêmica podem ligar no 3214-4165.

Fonte: Agência Brasília

Mais informações

Facebook: sec.territorioehabitacaodf

Twitter: @Habitacao_DF

Youtube: Segeth Ascom

Web: www.segeth.df.gov.br