Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/03/21 às 10h13 - Atualizado em 10/03/21 às 10h07

População escolhe temas dos Encontros para Pensar o Território

Cada um dos oito eixos do Pdot teve um assunto votado por questionário virtual

 

LEANDRO CIPRIANO

 

As consequências da ocupação urbana informal será o tema do primeiro encontro – Foto: Seduh-DF 

A população do Distrito Federal escolheu os principais temas que serão debatidos nos “Encontros para Pensar o Território”, promovidos a partir de 17 de março. Ao todo, 204 pessoas votaram no questionário virtual aberto pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) para definir os assuntos abordados em cada eixo temático da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot).

 

Confira os temas mais votados para cada um dos oito eixos temáticos do Pdot:

 

 

Com o questionário, a Seduh pretendeu mobilizar e engajar a sociedade no processo de revisão do Pdot. Qualquer cidadão podia preencher o formulário. Do total de votos registrados, 77,5% foram de pessoas que moram em áreas urbanas e 22,5% em áreas rurais. Mais da metade dos participantes (57,8%) são moradores do Plano Piloto.

 

Eles também tiveram a oportunidade de dar sugestões sobre assuntos de sua preferência em cada eixo temático do Pdot. As ocupações dentro das cidades e a regularização fundiária foram duas das propostas pedidas pela população.

 

“Brasília tem um histórico importante de ocupações informais, com muitos condomínios que nasceram assim. Sem mencionar as ocupações de caráter social. São temáticas muito presentes na história do Distrito Federal”, comentou a assessora da Diretoria de Habitação da Subsecretaria de Políticas e Planejamento Urbano, Manuella Coelho.

 

Primeiro Encontro para Pensar o Território

 

A partir do resultado do questionário a Seduh vai organizar os “Encontros para Pensar o Território”. A primeira reunião será realizada no dia 17 de março e vai abordar o eixo Habitação e Regularização, com o tema “Quais as causas e consequências da ocupação urbana informal?”.

 

Os encontros sempre serão virtuais, à noite e abertos à população, com um link de acesso sendo disponibilizado antes do encontro. As reuniões sempre serão feitas semanalmente, todas às quartas-feiras.

 

O objetivo dos encontros é promover a educação urbanística e a conscientização em relação à importância do planejamento urbano e territorial, bem como suas consequências na vida da população.

 

Acompanhe a Seduh nas redes sociais
@SeduhDF
@SeduhDF
@SeduhDF
seduhdf.comunicacao@gmail.com