Moradores do Sol Nascente, na Ceilândia, realizaram o sonho da casa própria nesse sábado (11/05). O GDF, por meio da Sedhab – Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano e da Codhab – Companhia de Desenvolvimento Habitacional, entregou 62 casas para famílias que viviam em áreas de risco. Elas foram reassentadas paras as quadras 100 e 501.
Adriana da Silva Ferreira foi uma das contempladas. A moradora comemorou com muita alegria. “É muito emocionante receber uma casa pronta. Estava ansiosa. Esperei pela moradia durante cinco anos”, disse.
Assim como Adriana, os outros contemplados apresentaram todos os documentos indispensáveis para a habilitação. Com a entrega, restam ainda 78 famílias para adquirirem os imóveis. Para isso, é necessário estar de acordo com a Política Habitacional do DF.
Segundo com presidente da Codhab, Luciano Queiroga, a entrega das casas é o resultado de um trabalho criterioso e justo. “Trabalhamos arduamente para que tudo ocorresse da melhor forma possível. Poderíamos entregar o restante das residências, mas dependemos muito do movimento da comunidade”, declarou.
Durante a ação, o secretário interino da Sedhab, Rafael Oliveira, agradeceu a relação de confiança dos moradores com o governo e firmou compromissos. “Ainda este ano, vamos avançar nas obras de infraestrutura para que possamos ter drenagem, pavimentação e terminar o sistema de esgotamento sanitário”, disse.
O secretário afirmou também que ainda nesta gestão voltará ao Sol Nascente, junto ao governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, para entregar as escrituras das casas. Os novos documentos substituem os Termos de Concessão de Uso.
O Setor Habitacional Sol Nascente encontra-se em processo de regularização. Em todo o Setor serão investidos aproximadamente R$ 220 milhões do Governo Federal/PAC Habitação e do Governo do Distrito Federal.
Dentro do Setor Habitacional, já foram convocados 491 moradores do trecho I. Desse montante, 316 já foram habilitados, dos quais 69 já estão morando na quadra 100. Com a entrega das casas no sábado, o número chega a 131 famílias reassentadas nas quadras 100 e 501.
Também fazem parte do processo de reassentamento, moradores que ocupam áreas de preservação ambiental ou locais destinados à implantação do sistema de drenagem, energia elétrica e equipamentos públicos.
Saiba mais Com o intuito de garantir agilidade no processo de regularização, o projeto foi dividido em três trechos:
Situação Atual |
|
Trecho I |
|
Trecho II |
|
Trecho III |
|