25/01/17 às 12h05 - Atualizado em 4/01/19 às 9h00

Saneamento básico e gestão de resíduos serão debatidos

População poderá participar

Os Planos Distritais de Saneamento Básico e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos serão debatidos nesta terça (24), quarta (25) e quinta-feira (26). O objetivo é discutir a prestação dos serviços de saneamento básico, bem como de abastecimento de água potável, de esgotamento sanitário, de drenagem e manejo dos recursos hídricos pluviais e de limpeza urbana.

Para participar, basta comparecer no dia e local da reunião, não há necessidade de inscrição prévia. Informações preliminares relativas ao assunto a ser apresentado estão disponíveis na internet, além do diagnóstico completo e do relatório síntese, em formato de revista. Durante as audiências desta semana, mil exemplares dessa versão mais simplificada serão distribuídos.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, órgão responsável pelo tema, as informações e contribuições orientarão as futuras políticas públicas do setor. De acordo com a pasta, a participação da sociedade permitirá ao governo, por meio de seus órgãos representados, dialogar a respeito das prestações dos serviços públicos de saneamento, bem como conhecer e incluir as demandas feitas nos encontros.

Planos estarão prontos até o fim do primeiro semestre de 2017

O diagnóstico é desenvolvido por uma empresa de consultoria contratada e tem a supervisão técnica de uma comissão de governo de Brasília. Os trabalhos de levantamento de informações e, posteriormente, de análise e construção do diagnóstico, iniciaram-se no fim do primeiro semestre do ano passado, assim que o contrato com a consultoria foi assinado. A previsão de conclusão dos dois planos é até o fim de junho deste ano.

No ano passado, foram feitas audiências prévias, nas quais a comunidade apresentou críticas aos serviços prestados, indicando falhas e problemas.

O cidadão que quiser opinar, apresentar projetos, relatar problemas ou fazer críticas pode, a qualquer momento, enviar e-mail para o endereço planodesaneamentodf@gmail.com.

Audiências públicas sobre os Planos Distritais de Saneamento Básico e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

24 de janeiro (terça-feira)

No auditório do bloco central da Universidade Católica de Brasília

Campus Taguatinga – Quadra QS 7, Lote 1